02/12/2014

Painel Gorjuss - Parte 1

Logo que vi a primeira, me encantei.
Encontrei uma segunda e vi que era algo novo. Elas me pegaram de jeito. Não sei explicar ao certo de onde vieram, mas pelo que lí a criadora dessa menina diferente e sem boca, é Suzanne Woolcott, escocesa. Elas embelezam de um tudo, desde bolsas a camisetas. Um sucesso, até a Benetton tem essas gracinhas em suas roupas.

Resolvi fazer um painel com caseado reto, como eu chamo, pra quem tiver um pouco de paciência e concentração, é simples.

Escolha a imagem, de preferência sem muitos recortes. Muitas partes fazem a coisa toda ficar meio complicada no final. Pra começar, eu escolhi essa:


By Suzanne Woolcott
Ao todo são 9 peças. Incluindo o coração perdido.

Mandei ampliar 80%. 




Risque os contornos, para ter a precisão do corte. E inclua um "excesso" nas peças que ficarão por baixo.
Ex.: Pescoço. Ficará com a parte de cima embaixo do rosto e a parte de baixo, embaixo do  vestido.
Simples.
Pernas: na parte superior, ficarão embaixo do vestido, portanto, o molde terá que ter um "excesso".
E assim para o rosto, e os ombros.



Recorte cada parte.


Passe o molde para o papel colante. Sempre virado do avesso. Para que a peça saia do lado direto.



Escolha os tecidos. Eu busquei manter a referencia das cores originais.
Acho perfeitas.




Componha as cores, e passe o ferro no tecido sobre o papel colante com risco do molde feito anteriormente. E recorte. (Nessa hora senti falta de material cirúrgico)..... Por isso entendo que quanto  maiores as peças e menor quantidade, melhor de fazer o trabalho.


Recorte. Eu fiz dois vestidos para comparar. E gostei do vermelho. Acho que o cabelo podia ser ruivo. Mas isso fica para próxima.




Centralize no tecido de fundo, e retire a película e cole. Mantenha o molde original para posicionar corretamente as peças. Eu vou no "olhometro" mesmo, vai de cada um como montar. Escolha um tecido de fundo que componha a peça toda, e que dê destaque ao motivo.

Passe o ferro novamente para fixar bem o papel colante e siga para o caseado.
Eu preferi fazer em ponto reto. Mais rápido e acho que mais interessante para uma peça assim.




Já "caseada!" Procuro manter uma cor de linha bem próxima á cor do tecido. Fujo um pouco do ponto reto em preto. Como é o de costume. Acho que fica um trabalho mais suave e limpo.



Agora, fazer as barras laterais, numa cor contrastante, prender a manta, fazer o quilt, colocar o forro, passar o viés e prender os suportes. Pronto. Tamanho aproximado: 50 cm de altura por 40 cm de largura. Até agora....

Seguimos e voltamos com o próximo post em breve!

Bjs!

B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário